95ª Expofeira Pelotas recebe apoio do governo do Estado

Projeto híbrido (presencial e virtual) já foi apresentado ao governador Eduardo Leite; evento será realizado de 4 a 10 de outubro

Em busca de apoio político para a realização da 95ª Expofeira, o presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), Rodrigo Gonzalez, apresentou o projeto híbrido (presencial e virtual) do evento ao governador Eduardo Leite. Na ocasião, foram garantidos recursos do Estado para viabilizar a tradicional Feira da Agricultura Familiar no evento.

Em reunião on-line com a presença da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, do deputado federal Daniel Trzeciak e da secretária de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento do RS, Silvana Covatti, o presidente da ARP ressaltou a relevância do apoio de lideranças políticas para a realização da Expofeira.

“Nossa ideia é construir com responsabilidade – e com o apoio das lideranças da nossa região – um evento de incentivo à retomada e ao desenvolvimento econômico, com o olho no olho, na medida do possível, e a transmissão digital já consolidada por meio da edição do ano passado”, ressalta.

A realização, em andamento desde julho, inclui um grupo de trabalho firmado em parceria com a Prefeitura e a Vigilância Sanitária de Pelotas para a elaboração de protocolos relacionados à saúde. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e outros nomes do cenário político nacional, também mencionaram apoio ao evento.

O novo projeto da Expofeira Pelotas cria um espaço para microempreendedoras, doceiras, além de um palco para debates educativos com foco na sustentabilidade das cadeias produtivas, fortalecendo sua conferência rural – o maior evento técnico-científico do agronegócio da Metade Sul do Estado.

“A nossa preocupação é fazer uma feira não só para o produtor rural, mas também para o cidadão urbano. Queremos que o cidadão compreenda como os alimentos chegam até sua mesa. Além disso, aExpofeira tem se consolidado como uma feira regional, onde expositores e produtores de outros municípios têm enxergado a possibilidade de um acontecimento de toda a região, assumindo o incentivo e os custos de um grande um evento”, defende Fernando Rechsteiner, presidente do Sindicato Rural de Pelotas, coprodutor do evento.

Em 2020, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento, o governo do estado concedeu apoio financeiro de R$80 mil ao evento através da tradicional Feira da Agricultura Familiar, envolvendo vinte micro produtores da região em formato drive-thru.

“Certamente o governo do estado estará presente mais uma vez. Temos buscado dar suporte e participar, e já encomendo à secretária Silvana Covatti que tenhamos essa participação através do governo e das instituições do Estado”, afirma Leite ao garantir o apoio firmado no ano anterior.

De 4 a 10 de outubro, a programação da Expofeira Pelotas acontecerá de forma híbrida, repetindo a experiência de transmissões ao vivo pela plataforma imersiva e aberta à visitação, de acordo com os protocolos sanitários.