Está aberta oficialmente a 95ª Expofeira Pelotas

pontos chaves: público – ingressos – agenda amanhã

Autoridades políticas, lideranças de entidades do agronegócio, representantes de instituições de ensino e pesquisa participaram da cerimônia de abertura da 95ª Expofeira Pelotas. O primeiro dia do evento foi marcado pelo retorno do público aos pavilhões do parque Ildefonso Simões Lopes.

A retomada econômica e o desenvolvimento regional através do agronegócio foram tema central no discurso das autoridades presentes na abertura oficial do evento. “Todos nós queremos um Brasil melhor, que avança. Por isso é muito importante o incentivo a todas as classes produtivas, do pequeno ao grande produtor”, afirma o Deputado Federal Daniel Trzeciak. Como parceiro na captação de recursos federais para o evento de 2021, o deputado federal Daniel Trezciak (PSDB) também saudou a retomada do formato presencial da Expofeira Pelotas.

Pela segunda vez à frente da Expofeira, o presidente da Associação Rural de Pelotas, Rodrigo Gonzalez, ressaltou a importância da feira em seu formato híbrido. “É emocionante ver este parque habitado pela primeira vez em meu mandato”, afirma. Cerca de 100 estandes foram inaugurados para visitação diária até o próximo domingo (10).  “O primeiro dia já nos surpreendeu no número de pessoas presentes no parque, e ressalto a importância do cumprimento dos protocolos, para o qual não seremos flexíveis”, alerta.

 “A feira consegue congregar todas as atividades econômicas, do campo e da cidade, e o seu resultado repercute não apenas para o grande produtor mas também para os pequenos, que estão presentes em diversos espaços da feira, como na agricultura familiar, doceiras e artesanato”, afirmou.

A fala do presidente da ARP foi acompanhada pela secretária de Estado da Agricultura, Silvana Covatti, prefeita Paula Mascarenhas, presidente do Sindicato Rural, Fernando Rechsteiner, chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso, o vice-presidente da Federação da Agricultura (Farsul), Fábio Avancini, presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Silva, presidente da Azonasul e prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro, entre outros.

A prefeita Paula Mascarenhas enalteceu a importância da Expofeira Pelotas para a população urbana e rural. “O segundo maior evento rural do Estado une o agronegócio com o mundo acadêmico, abre espaço para a pequena produção, para o pequeno agricultor, e une de forma muito eficiente os mundos urbano e rural”, disse. Ela destacou o orgulho dos pelotenses em relação à Expofeira e a satisfação em ver o público retornando novamente ao Parque de Exposições Simões Lopes. “Tenho certeza de que como sempre, a Expofeira de 2021 vai superar todas as edições anteriores”.

O primeiro dia da 95ª Expofeira Pelotas contou com cerca de doze horas de atividades técnico-científicas em formato híbrido, como o 20º Simpósio de Ovinocultura da Região Sul, reunião anual do Comitê das Bacias Mirim e São Gonçalo, com a participação on-line do embaixador uruguaio no Brasil, Guillermo Valles Galmés e debate sobre o papel das florestas plantadas. Leilões de arte e animais encerraram a primeira noite da feira.

Nesta terça-feira (5), segundo dia de evento, as atividades iniciam às 8h30 com a programação online e presencial da Conferência Rural.

Destaque do ciclo de palestras Momentos Masters, com Fábio Reis Júnior, pesquisador da Embrapa Cerrados e presidente de Insumos Biológicos da Embrapa, que vai proferir a palestra Bactérias do bem – Driblando a carência de insumos do exterior, e com José Carlos Polidoro, da Embrapa Solos, que vai abordar o tema Manejo do solo de olho na produtividade.

Na pista de remates está marcado o 23º Leilão Montana RS, com uma oferta de 25 touros e 50 novilhas. 

Ingressos

Os bilhetes para entrada no parque da ARP podem ser baixados gratuitamente na plataforma do evento. O ingresso no local é mediante a doação de um dos seguintes itens: um quilo de feijão, uma garrafa de óleo, dois litros de leite, um pacote de fraldas infantis fechado, um brinquedo novo ou seminovo em condições de uso. O visitante pode optar também pelo pagamento de taxa de R$ 5,00 via PIX para o projeto Mesa Brasil do Sesc. A chave é mesabrasil@sesc-rs.com.br.

A 95ª Expofeira Pelotas é realizada pela Associação Rural de Pelotas, correalizada pelo Sindicato Rural de Pelotas e pela Embrapa Clima Temperado, com patrocínio de Banrisul, Irga, Portos RS, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Sicredi, Badesul, Senar, Farsul, Brde, Ecosul e Cresol. O evento será realizado até domingo (10), nos formatos presencial, no parque de exposições Ildefonso Simões Lopes, e digital, via plataforma (www.expofeirapelotas.com.br).

Foto: QZ7 Filmes