Julgamentos de animais se intensificam no parque

Com a chegada do final de semana, se intensificam os julgamentos de animais participantes da 95ª Expofeira Pelotas. Neste sábado (9), ocorre o julgamento do gado leiteiro Jersey, a partir das 9h, com a participação de 61 animais. O jurado é o médico veterinário Édson Luís Kurtz, jurado oficial da raça Jersey e Holandesa e supervisor da STGenetics no Rio Grande do Sul. Hoje também deve ser divulgado o resultado do Concurso Leiteiro, que teve a última ordenha, no final da tarde desta sexta-feira (8). O julgamento de classificação dos ovinos ocorre a partir das 11h as raças laneiras e às 14h de aptidão carne. O jurado é Vitor Farias. Estão inscritos 20 animais das raças corriedale, poll dorset e naturalmente coloridos (corriedale e texel).

Na quinta-feira (7), foi encerrado o julgamento dos bovinos da raça Hereford e os cavalos crioulos. A raça Hereford definiu, pela manhã, os grandes campeões da 95ª Expofeira Pelotas, sob a avaliação do médico veterinário, Pedro Gonzalez Brasil. Entraram em pista 40 animais, entre machos e fêmeas.

Entre as fêmeas Polled Hereford PO rústicas, o Lote Grande Campeão, foi o lote 2, Tatuagenss 142, 149 e 157, da Agropecuária Canoa Mirim, Estância do Salso, de Santa Vitória do Palmar. Nos machos, o Lote Grande Campeão foi o 8, Tatuagens 6193, 6217 e 6229, de Mário Ubirajara Rota Anselmi, da Estância Mauá, de Santa Vitória do Palmar.

Lote 8 Grade Campeão Polled Hereford PO, da Estância Mauá de Santa Vitória do Palmar.

Nos animais PC, entre as fêmeas o Lote Grande Campeão foi o Lote 3, Tatuagens 1516, 1544 e 1528, de Vitor Leston e Jacques Rodrigues Leston, da Agropecuária Dom Vitor, de Santa Vitória do Palmar. Nos machos, o Lote Grande Campeão foi o 10, Tatuagens 891, 893 e 897, de Vitor Leston e Jacques Rodrigues Leston, da  Agropecuária Dom Vitor, de Santa Vitória do Palmar.

A raça crioula escolheu seus campeões ao cair da tarde, sob a avaliação do jurado Daniel Melo. A grande campeã e melhor exemplar da raça é Aparecida da Tropilha Padroeira (box 47), do criador José Bernardo Terra Cardozo, da Cabanha Padroeira, de Santa Vitória do Palmar. O grande campeão é o Los Rotcha Relicário (box 28), dos criadores Rodrigo e Fernando Octávio da Rocha, da Cabanha Los Rotcha, Capão do Leão.

Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça, Aparecida da Tropilha Padroeira, da Cabanha Padroeira de Santa Vitória do Palmar.
Grande Campeão Los Rotcha Relicário, da Cabanha Los Rotcha, Capão do Leão.

Confira os demais resultados:

Fêmeas

Reservada grande campeã

Box 57 – Dejanira Tupambaé

Criador: Oswaldo Dornelles Pons

Expositor: Alexandre Ferreira Pinto

Cabanha Corticeira – Rio Grande

Terceira melhor fêmea

Box 73 – Xerga 248 da Recalada

Criador/expositor: Fábio Langlois Ruivo

Cabanha Recalada – Pelotas

Quarta melhor

Box 66 – Pitanga do Macanudo

Criador/expositor: Mauro e Telmo Ferreira

Cabanha Macanudo – Lavras do Sul

Machos

Reservado de grande campeão

Box 30 – Gap Minuano

Criador: Eduardo Macedo Linhares

Expositor: Agropecuária do Mako Ltda.

Cabanha Santo Expedito/Cabanha Meio a Meio

Terceiro melhor macho:

Box 27 – La Pampa Del Índio Embudo

Criador/Expositor: Marlon Piraine Martins

Cabanha Treze Trevos – Santa Vitória do Palmar

Quarto melhor

Box 33 – JA Retumbante

Criador/expositor: José Antonio Anzanello

Fazenda Santa Edwiges – São Lourenço do Sul