Raça Jersey define as grandes campeãs da 95ª Expofeira Pelotas

O gado leiteiro Jersey definiu na tarde de sábado (9) as grandes campeãs da 95ª Expofeira Pelotas. Sob o olhar atento do jurado, o médico veterinário Édson Luiz Kurtz, 61 exemplares da raça desfilaram na pista central do parque Ildefonso Simões Lopes. A Fazenda Santo Izidro, do município de Alegrete, foi o grande destaque da exposição, levando para casa os títulos de Grande campeã, Reservada e Terceira Melhor Fêmea, além do campeonato leiteiro, tanto de vaca jovem quanto vaca adulta.    

A grande campeã foi a vaca de quatro anos, Gaia 471 Joel do Cruzeiro (Box 61), do expositor Marcirio Flores Alves, da Fazenda Santo Izidro, de Alegrete. Do mesmo estabelecimento é a reservada grande campeã (box 50) Chelda Celebrity Avistoso, que foi também a campeã leiteira jovem, com uma produção de 29,5 quilos em duas ordenhas. A terceira melhor fêmea e campeã leiteira adulta, também da Santo Izidro, é Egípcia II 432 Perseus do Cruzeiro. No campeonato leiteiro, a vaca produziu 39, 1 quilos em duas ordenhas, em 24 horas.

Após a grande roda, em que foram definidas as grandes campeãs, foi realizado o tradicional banho de leite, em que os proprietários das vacas de maior produção são “batizados” com uma mistura de água com farinha, que simula leite, explica o presidente do Núcleo Sul Rio-grandense de Criadores de Gado Jersey, Márcio Spallone. Não há desperdício do alimento, assegura.